Blog

Movimento Empresa Junior - a história

14 de julho de 2009 - - 1 Comments

Talvez muitas pessoas que estão lendo esse post conhecem resumidamente a história do MEJ. Outras, não. Tivemos uma breve explicação sobre seu histórico na CRIA. Pode ser que, ao ouvir a palavra "história" algumas pessoas se sintam como se tivessem tomado um sonífero, outras tenham genuíno interesse enquanto outras o simulem enquanto usam o tempo para lixar as unhas. Uma coisa, porém, é certa. Conhecendo os fatos históricos sobre um determinado assunto ele ganha importância, seja por se mostrar mais interessante do que parecia a primeira vista, ou por nos dar conteúdo para conversas de mesa de bar ou, principalmente, por nos mostrar que certos fatos do passado podem ser reaproveitados em um contexto atual, seja mostrando-nos o que deu certo e pode ser adaptadamente reimplantado ou alertando-nos sobre o que será um inevitável fiasco, caso usado. Talvez os três sejam fatores interessantes para os empresários juniores considerarem para fomentar seu interesse ao ler esse relato, como para qualquer pessoa que se disponha a ler qualquer outro de teor histórico.

Era uma vez...
A primeira empresa júnior surgiu em 1967. O lugar? Paris, terra de vanguardas. Seu nome era Junior Enterprise, e ela prestava serviços de consultoria para empresas de mercado. Não tardou para a novidade se espalhar e ser imitada por outros cursos e universidades na França, onde, em 1969, foi criada a Confederação Francesa de Empresas Juniores. Na época, ela reunia pouco mais de 20 EJs. O objetivo primeiro das empresas juniores era realizar estudos de mercado e enquetes comerciais nas empresas.

Na década de 80...
Quase 20 anos depois do surgimento da primeira EJ, a relação entre o aluno de graduação e realidade de mercado provou-se frutífera. Vendo o ganho de experiência pessoal e profissional de que os empresarios juniores dispunham em relação aos graduandos sem esse tipo de vivência, o conceito de Empresa Junior ultrapassou e muito as fronteiras francesas e européias, chegando inclusive aos EUA e ao Brasil. Em 1986, de acordo com dados pesquisados no site da Brasil Junior, havia 99 EJs, por volta de 15000 estudantes envolvidos, 3000 estudos realizados e um faturamento médio de 40000 francos. Depois de alguns anos, as atividades das empresas cresciam por volta de 50%/ano.

...e no Brasil?
Aqui, a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira se encarregou, em 1988, de lançar os conceitos do movimento no país. A primeira empresa junior surgiu em São Paulo, e logo esse primeiro empreendedorismo deu origem a vários outros de mesma espécie em todo o país. Atualmente, os números do MEJ no Brasil demonstram como o movimento veio para ficar - e crescer. No site da Brasil Junior consta que já existem mais de 22000 empresários juniores distribuídos em cerca de 700 empresas ao longo do país. Olhando para trás e vendo o sucesso do movimento empresa júnior, tudo indica que esses números estão em constante expansão. Atualmente, essas centenas de empresas juniores dividem-se entre 11 federações: FEJEMG (Minas Gerais), Concentro (Distrito Federal), FEJECE (Ceará), FEJEPAR (Paraná), FEJEPE (Pernambuco), FEJERS (Rio Grande do Sul), FEJESC (Santa Catarina), FEJESP (São Paulo), JUNIORES (Espírito Santo), RioJunior (Rio de Janeiro) e UNIJrBA (Bahia). A lista de empresas pode ser encontrada clicando aqui. Aliás, nela existem algumas logos interessantes. Bem, melhor deixar pra lá, isso pode ser discutido em alguma conversa informal aqui no núcleo de criação...

Comprovado!
O sucesso do movimento pode ser comprovado com a expectativa causada pelo 17° ENEJ, que começará amanhã (!) aqui em BH, no Hotel Tauá. Para os empresários juniores que vão, bom evento e lembrem-se: trocar experiências é parte fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso são tão importantes as conversas de mesa de bar e as sérias, as trocas de informações entre EJs e entre seus empresários e, como não poderiam faltar, os relatos históricos.

Marcela "Mashi", Núcleo de CRIAÇÃO da CRIA UFMG Jr.

This entry was posted on 18:23 and is filed under História , MEJ . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 respostas:

Anônimo disse...

Ola, what's up amigos? :)
Hope to receive any assistance from you if I will have any quesitons.
Thanks in advance and good luck! :)